Clínicas de Recuperação para Dependência de Drogas - Grupo Maia

Switch to desktop

Sobre o Grupo Maia

O Grupo Maia é composto por um conjunto de clínicas e centros terapêuticos especializados no tratamento de dependentes químicos e alcoólatras, com unidades masculinas e femininas localizados nas cidades de São Carlos, Rio Claro e Ibaté no Estado de São Paulo e nas cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães no Estado de Mato Grosso.

As clínicas parceiras seguem o Modelo Minessota, metodologia criada nos Estados Unidos e utilizada em larga escala no mundo, que integra técnicas terapêuticas multidisciplinares para o seguimento dos tradicionais Doze Passos do A.A (Alcoólicos Anônimos).

 

O processo de terapêutico determinado pelo Modelo Minessota (que pode ser adaptado a ambulatórios e sistemas de internação) baseia-se no conceito da dependência química como um fenômeno sistêmico, que tange os aspectos biológico, psicológico, social e espiritual de um indivíduo.

Com isso, foca todas as causas que desencadeiam o processo de dependência, e não somente a pré-disposição ao uso das drogas.

O Modelo Minessota propõe o tratamento integral do dependente químico, ancorando-se no compartilhamento de experiências.

A partir de técnicas terapêuticas diversas - como a terapia de grupo, individual, laborterapia e videoterapia - promove mecanismos para a identificação entre os pares, a ressocialização, a aceitação e o senso de ajuda mútua, propondo a retomada de valores distorcidos pela droga e suscitando um novo estilo de vida.