Como funciona uma clínica de recuperação?
É muito comum ter dúvidas sobre como funciona uma clínica de recuperação.
Certamente, algumas perguntas já passaram pela sua cabeça, por exemplo: que tipo de tratamento é feito? Quanto tempo leva para alguém se restabelecer?
Clínica de recuperação trata-se de um lugar especializado em ajudar pessoas na recuperação da dependência química e de álcool. Profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e terapeutas ficam disponíveis para auxiliar os usuários na superação de todos os problemas causados pelo vício das drogas.
Além disso, oferecem acomodações e serviços de internação para que eles possam receber os cuidados necessários. Isso garante um tratamento intensivo, principalmente para os casos em que o grau de dependência é alto.
Como funciona uma clínica de recuperação?
Se o usuário de drogas tem consciência de que está doente e demonstra vontade em buscar ajuda, o tratamento é feito imediatamente. Para a família, essa atitude é motivo de alegria. Infelizmente, nem sempre é tão fácil assim.
Quando acontece o contrário, ou seja, se ele não percebe que está no fundo do poço, os familiares podem decidir interná-lo de forma involuntária (a lei permite que isso seja feito). Nesse caso, há clínicas autorizadas que se responsabilizam pela busca, transporte e cuidados com o paciente.
Os principais procedimentos realizados em uma clínica de recuperação são: psicoterapia, medicamento e internação. No entanto, nem todos precisam passar por esses procedimentos. Também não existe um tratamento único, que atenda a todos os casos da mesma forma.
Há casos em que o internamento é desnecessário, por exemplo. O tratamento do paciente é planejado de acordo com o tempo e o grau de dependência química em que ele se encontra. Os profissionais da clínica de recuperação estudam cada caso individualmente para que os resultados sejam alcançados com eficiência.
A dependência química nem sempre foi percebida como uma doença tratável.
Antes, a dependência química era vista apenas como consequência de algum problema psiquiátrico ou desvio de caráter. Felizmente, essa percepção mudou e hoje as clínicas expandiram os serviços para cuidar das pessoas da maneira correta, ou seja, o vício é tratado como uma doença que tem tratamento.
Diante desse cenário, a aceitação de internação em clínicas de recuperação se tornou muito maior tanto por parte da pessoa dependente quanto da família. Agora elas se sentem mais encorajadas a buscar ajuda, confiantes de que os métodos utilizados trabalham na restauração da vida e dignidade humana.
Com o tratamento e apoio das Clínicas Grupo Maia você poderá chegar ainda mais longe.
Determinação e persistência no tratamento contra as drogas abrirá caminhos e novas oportunidades para sua vida.