Fixo (16)3368-1166 | Vivo (11)99504-6756 | Claro (16)99283-3803
  • Home
  • Blog
  • Como funciona uma clínica de recuperação?

Blog - Clínicas Grupo Maia

Como funciona uma clínica de recuperação?

É muito comum ter dúvidas sobre como funciona uma clínica de recuperação.

Certamente, algumas perguntas já passaram pela sua cabeça, por exemplo: que tipo de tratamento é feito? Quanto tempo leva para alguém se restabelecer?

Clínica de recuperação trata-se de um lugar especializado em ajudar pessoas na recuperação da dependência química e de álcool. Profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e terapeutas ficam disponíveis para auxiliar os usuários na superação de todos os problemas causados pelo vício das drogas.

Além disso, oferecem acomodações e serviços de internação para que eles possam receber os cuidados necessários. Isso garante um tratamento intensivo, principalmente para os casos em que o grau de dependência é alto.

Como funciona uma clínica de recuperação?

Se o usuário de drogas tem consciência de que está doente e demonstra vontade em buscar ajuda, o tratamento é feito imediatamente. Para a família, essa atitude é motivo de alegria. Infelizmente, nem sempre é tão fácil assim.

Quando acontece o contrário, ou seja, se ele não percebe que está no fundo do poço, os familiares podem decidir interná-lo de forma involuntária (a lei permite que isso seja feito). Nesse caso, há clínicas autorizadas que se responsabilizam pela busca, transporte e cuidados com o paciente.

Os principais procedimentos realizados em uma clínica de recuperação são: psicoterapia, medicamento e internação. No entanto, nem todos precisam passar por esses procedimentos. Também não existe um tratamento único, que atenda a todos os casos da mesma forma.

Há casos em que o internamento é desnecessário, por exemplo. O tratamento do paciente é planejado de acordo com o tempo e o grau de dependência química em que ele se encontra. Os profissionais da clínica de recuperação estudam cada caso individualmente para que os resultados sejam alcançados com eficiência.

A dependência química nem sempre foi percebida como uma doença tratável.

Antes, a dependência química era vista apenas como consequência de algum problema psiquiátrico ou desvio de caráter. Felizmente, essa percepção mudou e hoje as clínicas expandiram os serviços para cuidar das pessoas da maneira correta, ou seja, o vício é tratado como uma doença que tem tratamento.

Diante desse cenário, a aceitação de internação em clínicas de recuperação se tornou muito maior tanto por parte da pessoa dependente quanto da família. Agora elas se sentem mais encorajadas a buscar ajuda, confiantes de que os métodos utilizados trabalham na restauração da vida e dignidade humana.

Com o tratamento e apoio das Clínicas Grupo Maia você poderá chegar ainda mais longe.

Determinação e persistência no tratamento contra as drogas abrirá caminhos e novas oportunidades para sua vida.

Sobre Nós

Avenida Gregório Aversa, 430
São Carlos-SP

WhatsApp (11) 99504-6756

contato@clinicasgrupomaia.com.br

Todos os dias: 24 horas

Nossos Serviços

Entre em Contato

Ligue Agora

Entre em contato hoje mesmo!

Vivo (11) 99504-6756

Claro (16) 99283-3803

FIXO (16) 3368-1166